Casas Altas, Espumante, Reserva, Bruto 2010
Casas Altas
Espumante, Reserva, Bruto 2010
DOC Beira Interior

Fruto de uma viticultura sustentável, a partir de uvas de Chardonnay, de uma vinha a 650 m de altitude, vinificadas de forma minimalista, pretende ser o exemplo do enorme potencial da região para a produção de espumantes.

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

ANO DE COLHEITA: O ano vitícola de 2010 foi chuvoso no inverno e na primavera, permitindo repor as reservas de água no solo. No final do ciclo vegetativo as temperaturas subiram bastante contribuindo para uma maturação rápida e bastante homogénea, mas preservando a boa acidez nas zonas de altitude elevada.

TECNOLOGIA: Esmagamento com desengace total seguido de prensagem suave e decantação natural durante 48 h. A fermentação durou um mês a 16 C em cuba de inox. Estágio em barricas de carvalho Allier e levantamento das borras finas durante oito meses. Colado e filtrado antes do engarrafamento, em Agosto.

CASTAS: 100% Chardonnay.

PARÂMETROS ANALÍTICOS:
Álcool – 12,5% (vol.)
Acidez Total – 8,3 gr/L (ác. tartárico)
pH – 3,0

PROVA ORGANOLÉPTICA: Cor amarelo citrino, forte mineralidade e notas discretas de limão, maçã verde e brioche. O sabor é marcante e austero, sobressaindo a frescura da acidez e a leveza da casta Chardonnay produzida em clima fresco e terreno com baixa fertilidade.

APTIDÕES: Pronto a beber, embora possa continuar a ser guardado por alguns anos.

MODO DE SERVIR: Servir a 8 °C como aperitivo ou a acompanhar pratos delicados de peixe, marisco ou carnes brancas.

PRODUÇÃO: 3000 garrafas

 DOWNLOAD FICHA TÉCNICA