Fraga da Galhofa, Tinto Reserva Touriga Nacional, 2010
Fraga da Galhofa
Tinto Reserva Touriga Nacional, 2010
DOC Douro

Exprimir o carácter de uma das grandes castas tintas do Douro – a Touriga Nacional - proveniente de vinhas de altitude (cerca de 600 m).

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

ANO DE COLHEITA: O ano vitícola de 2010, no Douro, apresentou-se relativamente húmido, mas no final do ciclo, as temperaturas elevaram bastante provocando um amadurecimento muito rápido. Contudo no Douro Superior em norma as maturações são mais lentas favorecendo neste caso o produto final.

TECNOLOGIA: A tecnologia é minimalista, recorrendo a lagares de granito com pisa mecânica. Após a fermentação, com cerca de uma semana de curtimenta, o vinho foi para cubas de aço inox, onde sedimentou os sólidos em suspensão. Após a maloláctica, uma parte foi transferida para barricas de carvalho, onde estagiou cerca de seis meses. Engarrafado em Junho de 2012, após ligeira colagem e filtração.

CASTAS: 100% Touriga Nacional

PARÂMETROS ANALÍTICOS:
Álcool – 13,69 % (vol.)
Acidez Total – 5.1 gr /L (ác. tartárico)
Acidez Volátil – 0.70 g/L (ác. acético)
pH – 3.68.

PROVA ORGANOLÉPTICA: É um vinho de cor densa com um vigoroso aroma, evidenciando as notas florais e fruta madura, que mostram excelente conjugação com as notas de madeira, que lhe conferem mais complexidade e realçam a sua elegância

Na prova destaca-se pela sua estrutura forte bem equilibrado e uma persistência final muito longa. Com o inconfundível carácter da casta e de um terroir de altitude.

APTIDÕES: Pronto a beber, contudo tem potencial para guardar 6 a 7 anos.

PRODUÇÃO: 15 000 garrafas

MODO DE SERVIR: Dadas as suas características é indicado para peixes assados de confecção média e guisados de carnes brancas, bem condimentados. Servir a 9 ºC.

 DOWNLOAD FICHA TÉCNICA