ANO DE COLHEITA: O ano de 2014 registou grande precipitação nos meses Janeiro e Fevereiro, permitindo as videiras criarem reservas hídricas. No final do ciclo as temperaturas regularizaram , provocando um amadurecimento completo e perfeito.
TECNOLOGIA: Desengace total das uvas e maceração pelicular durante cerca de três horas. Fermentou a 16 °C, em cuba de inox. Após a mistura do vinho, fez-se o levantamento das borras finas durante dois meses. Ligeira colagem e filtração apertada antes do engarrafamento, em Maio 2015.
CASTAS: 100% Viosinho (550 Metros de altitude)
PARÂMETROS ANALÍTICOS:
Álcool – 14,23%
Acidez Total – 6,74 g/L
Acidez Volátil – 0,40 g/L
pH – 3,0
PROVA ORGANOLÉPTICA: Aroma com notas de fruta muito delicada, finura e elegância, sem grandes exageros a demonstrar o esplendor da casta. Na boca, impressiona pela excelente acidez e textura amanteigada, que lhe conferem sofisticação e uma enorme aptidão gastronómica.
APTIDÕES: É um vinho que “sabe mais do que cheira” e, por isso, com óptimo potencial de envelhecimento. Valerá a pena guardar algumas garrafas por um bom par de anos.
MODO DE SERVIR: Servir a 10 °C, embora atinja a plenitude ao fim de 15 minutos, quando a temperatura subiu um pouco e o vinho oxigenou.
PRODUÇÃO: 6 000 garrafas