ANO DE COLHEITA: O ano vitícola de 2011, no Douro foi muito húmido na Primavera, permitindo a planta ganhar muitas reservas hídricas, no final do ciclo, as temperaturas elevaram bastante e aliadas a baixa produção, provocou um bom amadurecimento até nas castas mais difíceis.
TECNOLOGIA: A tecnologia é minimalista, recorrendo a lagares de granito com pisa mecânica. Após a fermentação, com cerca de uma semana de curtimenta, o vinho foi para cubas de aço inox, onde estagiou até ao engarrafamento, em Junho 2014, após ligeira colagem e filtração. Foi estabilizado pelo frio natural de dois invernos podendo, por isso, formar um ténue precipitado com o tempo, que em nada prejudica a qualidade do vinho.
CASTAS: 1/3 de castas variadas de vinhas antigas, de cota baixa, 1/3 de Touriga Nacional e 1/3 de Tinta Roriz, de vinhas de cota alta
PARÂMETROS ANALÍTICOS:
Álcool – 14.55%
Acidez total – 5.53 g/L
Acidez volátil – 0.8 g/L
pH – 3.89
PROVA ORGANOLÉPTICA: : Cor vermelha rubi, muito carregada. O aroma, de início, é fechado, mas ao fim de poucos minutos surgem belas notas de frutos vermelhos, flores silvestres e um toque de especiarias. Na boca, surpreende pela notável acidez, estrutura marcante, ligeira adstringência e delicado aroma retronasal, que lhe dão um final longo e elegante.
APTIDÕES: Já se bebe com grande prazer, mas ganhará muito em ter mais tempo de garrafa, de modo a arredondar os taninos e refinar o aroma. Assumirá, então, outra dimensão.
MODO DE SERVIR: Dadas as suas características é indicado para pratos fortes de carnes vermelhas ou assados e guisados de caça. Servir a 16 ºC, sem necessidade de decantação.
PRODUÇÃO: 4 000 garrafas
PRÉMIOS: Grande Medalha de Ouro no Concurso de Vinhos de Portugal 2016
BEBER COM…
FÍGADOS DE GALINHA
COM MAU FEITIO
CHEF HENRIQUE MOURO
INGREDIENTES (para 4 pessoas):
300 g de fígados de galinha
4 dentes de alho
Vinho tinto Mau feitio
Vinagre de vinho tinto
200gr de batata
30 gr de tomilho
Folhas de louro
Pés de salsa
2 dl de vinho branco
2 pés de alecrim
11 molho de salsa
1,5 dl Azeite
50 g manteiga
Sal e pimenta
PREPARAÇÃO:
Marinar os fígados com vinho branco, pés de salsa, tomilho, 2 dentes de alho, alecrim, folhas de louro e pimenta.
Assar as batatas no forno a 160º durante 40 minutos, pelar e esmagar temperado depois com salsa picada, azeite, sal e pimenta.
Saltear os fígados em azeite bem quente depois de secos em papel de cozinha e salpicados de sal. Refrescar com o vinho tinto, acrescentar alho em lâminas, a manteiga e algumas gotas de vinagre. Os fígados não deverão ser cozinhados mais que 1 minuto. Temperar com pimenta preta moída ao momento.