ANO DE COLHEITA: O ano de 2013 foi húmido até final de Maio, permitindo às videiras criarem reservas hídricas. No final do ciclo as temperaturas baixaram, provocando um amadurecimento muito lento. Porém as uvas colhidas antes das chuvas de Outubro, originaram excelentes vinhos.
TECNOLOGIA: A Fermentação em lagares de granito com pisa mecânica. Após a fermentação, com cerca de uma semana de curtimenta, o vinho foi para cubas de aço inox, onde sedimentou os sólidos em suspensão. O engarrafamento foi feito em Maio de 2014, após ligeira colagem e filtração. Foi estabilizado pelo frio natural de dois invernos podendo, por isso, formar um ténue precipitado com o tempo, que em nada prejudica a qualidade do vinho.
CASTAS: Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Barroca e Touriga Franca provenientes de vinhas de zona alta entre 450 e 650 metros.
PARÂMETROS ANALÍTICOS:
Álcool – 14,64 % (vol.)
Acidez Total – 5.3 gr /L (ác. tartárico)
Acidez Volátil – 0.78 g/L (ác. acético)
pH – 3.79.
PROVA ORGANOLÉPTICA: Cor vermelha rubi. O aroma prima por alguma exuberância da fruta fresca, onde são perceptíveis notas de frutos vermelhos. Na boca, surpreende pelo equilíbrio, estrutura média, boa frescura e aroma retro nasal frutado, que lhe dão um final harmonioso.
APTIDÕES: Pronto a beber, contudo tem potencial para guardar 5 a 6 anos.
MODO DE SERVIR: Dadas as suas características é indicado para as refeições do dia-a-dia, em especial assados e guisados com tempero generoso. Servir a 16 a 18ºC, sem necessidade de decantação.