ANO DE COLHEITA: 2015 caracterizou-se por ser atípico em termos climáticos, com um Inverno frio e seco e uma Primavera e Verão anormalmente quentes e secos. Destaca-se a reduzida precipitação ao longo da maior parte do ciclo vegetativo e as altas temperaturas registadas em Junho e Julho, com impacto na videira e na maturação. Houve um adiantamento do ciclo vegetativo de 1 a 2 semanas, relativamente à média. A maturação foi heterogénea na Região, dependendo muito sua disponibilidade hídrica.
TECNOLOGIA: Desengace total, e ligeira prensagem. Fermentação em cuba de inox durante cerca de duas semanas a uma temperatura à volta de 16 °C. Decantação e estágio em cuba de inox. Ligeira colagem e filtração apertada antes do engarrafamento.
CASTAS: Viosinho, Rabigato, Gouveio, Malvasia Fina e Moscatel Galego Branco
PARÂMETROS ANALÍTICOS:
Álcool – 14,64 % (vol.)
Acidez Total – 5.3 gr /L (ác. tartárico)
Acidez Volátil – 0.78 g/L (ác. acético)
pH – 3.79.
PROVA ORGANOLÉPTICA: Aroma com notas de citrinos maduros e especiarias. Marcante na boca com acidez agridoce num corpo poderoso, final cremoso, intenso e equilibrado.
APTIDÕES: Para consumir jovem, no entanto para quem aprecie brancos com idade, pode ser guardado alguns anos.
MODO DE SERVIR: Sendo um branco para o dia-a-dia sugere-se o acompanhamento de todo o tipo de peixe e carnes leves. Servir a 9 ºC.