Garcia de Castro, Tinto, 2009
Garcia de Castro
Tinto, 2009
DOC Douro

Orgulhosamente submisso às tradições e cultura das terras do Douro, emerge da singularidade das condições naturais que deram berço ao seu carácter único. É edificado sobre a excelência da matéria-prima proveniente de vinhas velhas de cotas altas e baixas, de Linhares e Vale de Ribalonga, respectivamente. Um vinho autêntico.

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

ANO DE COLHEITA: Foi bastante quente e seco, mas as chuvas do início de Setembro permitiram uma boa e equilibrada maturação, em meados de Setembro, com uvas em excelente estado sanitário.

TECNOLOGIA: Colhem-se as uvas à mão, esmagam-se para o lagar, deixam-se fermentar ao seu ritmo, com temperatura à volta dos 30 ºC, desencuba-se e…já está. Depois de limpo pelo frio do inverno estagia em barricas durante alguns meses, antes de ser engarrafado de forma minimalista.

CASTAS: Touriga Nacional (15%), Tinta Roriz (15%), Sousão. (15%), Vinhas Velhas (55%)

PARÂMETROS ANALÍTICOS:
Álcool – 14 % (vol.)
Acidez Total – 5.47 gr /L (ác. tartárico)
Acidez Volátil – 0.60 g/L (ác. acético)
pH – 3.65.

PROVA ORGANOLÉPTICA: Aroma e sabor a Portugal, atraente, exótico e não subordinado a padrões internacionais. Na boca é austero quanto baste, precisando de tempo para mostrar o que vale. Depois de se interiorizar compreende-se por que o Douro continua a ter segredos para descobrir.

APTIDÕES: Potencial de envelhecimento superior a 15 anos.

MODO DE SERVIR: Servir a 16-18 ºC e aguardar, com paciência, que os aromas se mostrem. Decantá-lo será perder parte dos segredos que ele encerra. A merecer uma culinária de forno, bem cuidada.

PRODUÇÃO: 4 000 garrafas

 DOWNLOAD FICHA TÉCNICA