ANO DE COLHEITA: O ano de 2014 decorreu com temperaturas favor·veis até ao final de Julho, provocando um ligeiro adiantamento no ciclo vegetativo da vinha. Seguiu-se um Agosto fresco, com temperaturas amenas, favorável a uma maturação lenta das uvas, com boa acidez e riqueza aromática. O início de Setembro trouxe chuva, mas depois seguiu-se ainda tempo quente e seco, permitindo uma vindima em boas condições.
TECNOLOGIA: Esmagamento com desengace total das uvas, seguido de prensagem suave e decantação natural durante 48 horas. Fermentação a 18 ºC, em cuba inox, seguida de trasfega. Filtração apertada e engarrafamento com pouco sulfuroso, em Março de 2014.
CASTAS: 70% Alvarinho e 30% Loureiro
PARÂMETROS ANALÍTICOS:
Alcool – 12,5% (vol.)
Acidez Total – 7.2 gr /L (ác. Tartárico)
Acidez Volátil – 0.33 g/L (ác. acético)
pH – 3.1
PROVA ORGANOLÉPTICA: É um vinho cativante pelo aroma elegante e intenso. Uma vez na boca surpreende pela amplitude e persistência aromática, que termina num final longo e macio, deixando uma sensação de frescura dada a sua acidez marcante. Um bom exemplo em como um vinho aromático não é só para cheirar, pois quando tem estrutura e complexidade apetece mantê-lo na boca e continuar a bebê-lo.
APTIDÕES: Pode ser bebido jovem, mas como tem estrutura e acidez evolui muito bem em garrafa e costuma estar melhor ao fim de um ano.
MODO DE SERVIR: Servir a 10 ºC sem decantação, para se apreciarem as mutações que o aroma sofre nos primeiros 15 minutos. Ótimo para acompanhar pratos pouco condimentados ou para servir como aperitivo.