É uma empresa de consultoria em Enologia, cujos sócios – Virgílio Loureiro e Manuel Malfeito Ferreira – têm larga experiência profissional no “desenho” e produção de vinhos na maioria das regiões vitícolas portuguesas. A relação de confiança e amizade que estabelecem com os proprietários das quintas onde são consultores, permite-lhes ter acesso a pequenos volumes de vinhos especiais que engarrafam com a sua própria marca. Desta forma, pretendem demonstrar as suas ideias e o modo como entendem a enologia, através da produção de vinhos com carácter. A preocupação com que encaram o percurso recente dos vinhos portugueses – cada vez mais indiferenciados e de estilo internacional – leva-os a assumirem um carácter pedagógico na hora de encontrar um conceito e um estilo para os seus vinhos, cujo nome da marca pretende simbolizar o inconformismo face à situação.
BIOGRAFIA DOS PRODUTORES
VINOSITAS – SOLUÇÕES EM ENOLOGIA, LDA.
VIRGÍLIO LOUREIRO
Aos 18 anos já era regente agrícola com uma especialização em Vinificação pela carismática Estação Vitivinícola da Beira Litoral. Porém, ainda hesitava entre uma laranjada Buçaco, o Mateus rosé e um tinto do Dão. Logo que se diplomou em agronomia começou a fazer vinho, estreando-se na Quinta da Alorna e na J. M. Fonseca, Internacional Vinhos, em 1975. Mais tarde foi desafiado pelos conterrâneos e começou a fazer vinho no Dão, a terra dos seus encantos. As quintas dos Roques, Maias, Bica, Cabriz, Ínsua e Santar marcaram-no como enólogo a ponto de Jancis Robinson o alcunhar de “The godfather of Dão”. Depois quis enfrentar novos desafios, fazendo os vinhos Cruz Miranda, Quinta da Margalha, Cortiçadas e Granja-Amareleja, no Alentejo, Quinta dos Termos, Covilhã e Casas Altas, na Beira Interior, Caves São Domingos, na Bairrada, Dona Berta, Quinta das Brôlhas e D. Graça, no Douro. Fascinou-se com os Açores e fez no Pico o seu primeiro licoroso. Não se contenta com a perspectiva técnica, considerando a história, a cultura e a paisagem essenciais para fazer vinhos com conceito e identidade. “Mau Feitio” é o seu novo projecto, que pretende sintetizar a sua forma de interpretar o vinho.
MANUEL MALFEITO FERREIRA
Nasceu numa terra de vinhas a perder de vista – Benfica do Ribatejo – e brincou às escondidas entre os tonéis da casa paterna. Em agronomia encantou-se com a Microbiologia e tornou-se discípulo, amigo e, mais tarde, sócio de quem lhe deu as aulas e orientou o doutoramento. Balança entre o fascínio da ciência e o pragmatismo da produção, de modo a completar-se profissionalmente. Tem feito vinho por todo o país, mas dá especial atenção ao controlo de qualidade dos vinhos, sendo reconhecido e solicitado frequentemente em Portugal e no estrangeiro. Organiza e lecciona cursos de introdução ao mundo dos vinhos onde apresenta, em conjunto com a iniciação à prova, uma perspectiva cultural e gastronómica.
LOCALIZAÇÃO
VINOSITAS – Bairro de São joão, Alto do poço do canto, 6430-335 Mêda