Casas Altas, Garrafeira, Tinto 2011
Casas Altas
Garrafeira, Tinto 2011
DOC Beira Interior

Vinho obtido das melhores parcelas de Touriga Nacional, localizadas numa encosta com 650 metros de altitude, onde pretendemos demonstrar o melhor exemplo das potencialidades da região para a produção de vinhos elegantes e com um enorme potencial de guarda.

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

ANO DE COLHEITA: O princípio do ano foi frio e húmido. De maio a julho choveu muito, originando alguns focos de míldio, com reflexos na baixa produção. A partir do fim de Julho houve muito calor que, aliado à água do solo, permitiu que as uvas amadurecessem de forma perfeita.

TECNOLOGIA: Vindima manual em caixas de 20 kg, com seleção em mesa de escolha. Maceração a frio durante 3 dias. Fermentação em inox com controlo de temperatura durante 2 semanas. Após fermentação maloláctica, estágio de 12 meses madeira francesa até ao engarrafamento na primavera de 2013, com ligeira filtração. Estágio de 3 anos em garrafa.

CASTAS: 100% Touriga Nacional.

PARÂMETROS ANALÍTICOS:
Álcool – 14,5% (vol.)
Acidez Total – 4,95 gr/L (ác. tartárico)
Acidez Volátil – 0,5 g/L (ác. acético)
pH – 3,75

PROVA ORGANOLÉPTICA: Cor rubi intensa, notas de frutos pretos bem maduros com leves notas violáceas. Vinho com taninos bem presentes, estruturado, final longo.

APTIDÕES: Apto a beber, mas melhorará muito com o tempo de garrafa. Para guarda por mais de 15 anos.

MODO DE SERVIR: Servir a 16 °C , sem decantação, para acompanhar carnes assadas no forno ou o tradicional “ Bacalhau com batata a murro”

PRODUÇÃO: 5000 garrafas

 DOWNLOAD FICHA TÉCNICA