CASAS ALTAS (José Madeira Afonso)

Pequena empresa familiar com 15 ha de vinhas dispersas por várias parcelas, entre as quais a quinta de Vale Ruivo com 10 ha de vinha com mais de 100 anos. Os terrenos de origem granítica são franco-arenosos, de baixa fertilidade, boa drenagem e enorme aptidão para a cultura da vinha, As castas dominantes são a Rufete, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Folha de Figueira, nas tintas, e Síria, Fonte Cal e Arinto, nas brancas.

Dada a paixão do produtor pelos vinhos brancos da Borgonha e alemães, também há duas pequenas parcelas com as castas Chardonnay e Riesling. A viticultura faz-se no total respeito pelo ambiente, sem adubos químicos, insecticidas e herbicidas. A adega é moderna e a produção de vinho minimalista, de modo a respeitar e dar identidade aos vinhos produzidos.


BIOGRAFIA DO PRODUTOR

CASAS ALTAS


JOSÉ MADEIRA AFONSO

Nasceu em Coimbra, mas desde cedo se enamorou por Souropires, perto de Pinhel, onde passava longas temporadas em casa da avó materna. O fascínio da vida no campo levou-o a ingressar na Escola de Regentes Agrícolas de Coimbra, onde finalizou o curso com 18 anos. Depois ingressou em Medicina – a sua outra paixão – concluindo o curso em 1974. Por razões profissionais viveu 3 anos em Bergen, na Noruega, onde despertou para os encantos do vinho, graças ao convívio com grandes connaisseurs, que provavam e estudavam tudo o que de melhor se fazia no mundo. Os passeios e as férias em Bordéus, Borgonha, Alsácia, Mosela ou Toscânia, tornaram-se, por isso, naturais, frequentes e irresistíveis.
No início da década de 1990 concretizou o sonho de plantar vinhas em Souropires, construir uma adega moderna e produzir o seu próprio vinho. Actualmente divide o tempo entre o seu consultório, em Coimbra, e a quinta em Souropires, onde persegue o sonho de fazer o “grande vinho”.


LOCALIZAÇÃO

CASAS ALTAS – Ribalonga 6400-651 souropires portugal

Aumentar o mapa